Como diminuir a quantidade de SPAM recebido em sua conta de e-mail

Como diminuir a quantidade de SPAM recebido em sua conta de e-mail

Como diminuir a quantidade de SPAM recebido em sua conta de e-mail

SPAM é uma das maiores pragas da Internet nos dias de hoje, é praticamente impossível ter uma conta de e-mail, seja onde for, e não receber SPAM em algum momento.

Mas o que é SPAM?

Segundo a Wikipédia, SPAM pode significar Sending and Posting Advertisement in Mass, ou “enviar e postar publicidade em massa”, ou também: Stupid Pointless Annoying Messages que significa mensagem rídicula, sem propósito, e irritante.

Basicamente, toda mensagem indesejada que você receber em sua caixa postal de e-mail, pode ser considerada como SPAM.

Como você pode diminuir a quantidade de SPAM recebido em sua caixa postal de e-mail?

Respondendo diretamente, é praticamente impossível ficar sem receber mensagens indesejadas hoje em dia, mas seguem algumas dicas importantes para evitar ao máximo este tipo de situação:

  1. Verifique se o website principal de sua conta é seguro e não possui alguma brecha de segurança
    Muitos invasores podem utilizar destas brechas para efetuar envios de SPAM para você ou outras pessoas, então é muito importante que seu website esteja seguro. Em caso de dúvidas, consulte algum desenvolvedor ou caso utilize algum script pronto (como WordPress), procure manter o mesmo sempre atualizado para a versão mais recente.
     
  2. Adicione algum esquema de bloqueio de bots no formulário de contato de seu website
    O mais recomendado seria utilizar algum tipo de CAPTCHA. Existem vários tutoriais pela Internet para tal, basta uma busca no Google por algo como: “adicionar captcha formulário“. O próprio Google possui um sistema do tipo (reCAPTCHA), que você pode solicitar pelo link:
     https://www.google.com/recaptcha/admin#whyrecaptcha
     
  3. Habilite o SpamAssassin
    O SpamAssassin é um sistema de bloqueio de mensagens indesejadas, que se baseia em um sistema de pontuação ou score. Quanto menor o score, maior será a quantidade de mensagens indesejadas bloqueadas, mas aumenta a chance dele bloquear mensagens válidas.
    Você pode ativá-lo através do cPanel de sua conta, clicando no link “Apache SpamAssassin” e depois no botão “Apache SpamAssassin” na página que abrir.
     IMPORTANTE: O score padrão é o 5, caso continue recebendo mensagens de SPAM, coloque um valor menor
     
  4. Não divulgue seu endereço de e-mail
    Evitar colocar seu endereço de e-mail do domínio publicamente (em fóruns, Facebook, Google+, Orkut, Guestbooks, Listas de discussão e etc.). Mesmo em seu próprio website, nunca insira seu e-mail. O motivo disso é que existem muitos robôs de busca (bots) maliciosos que pesquisam automaticamente na Internet em busca de e-mails para envios de SPAM
     
  5. Configure filtros pelo cPanel
    Além do SpamAssassin, o cPanel também possui uma outra opção para você poder barrar mensagens indesejadas, que é através da configuração de filtros, que você pode acessar pelo link “Filtragem Nível da Conta” (para filtros globais, de toda conta) ou “Filtragem Nível de Usuário” (para filtros específicos para cada conta de e-mail). Nesta página, é possível configurar determinadas regras de mensagens, que podem ser baseadas por exemplo em determinadas palavras ou termos. Exemplificando, digamos que você crie um filtro com a palavra “Buy Viagra” para Assunto (Subject), todas as mensagens que contiverem este termo no Assunto poderão ser descartadas, redirecionadas para um determinado endereço de e-mail, barradas com uma mensagem de erro e outros. São tantas as opções possíveis com o uso de filtros, que iremos em outro momento tratar especificamente desta opção.
     
  6. Fique atento às políticas de privacidade de websites
    O ideal é que você tenha uma conta de e-mail genérica para efetuar cadastros em websites (principalmente para participar de promoções ou em websites desconhecidos), mas muitas vezes isto pode não ser interessante e então faz-se necessário que você verifique se o site possui uma política de privacidade, que garanta o anonimato e proteção de seus dados pessoais. Normalmente, ela está acessível por algum link no rodapé, podendo ser chamada de “Diretiva de Privacidade”, “Política de Privacidade”, “Termos e Condições” ou “Termos de Uso”. Caso não haja tal informação, evite o cadastro.
     
  7. Jamais responda mensagens de SPAM
    Por mais irritante que seja receber uma mensagem de SPAM, na maioria das vezes os spammers fazem estes envios de forma automatizada e não verificam as respostas efetuadas nestas mensagens. Além disso, ao responder a mensagem, você poderá estar confirmando pro remetente que seu e-mail é válido e existe, permitindo que o spammer continue enviando SPAM‘s para você ou até de repassar suas informações para outros spammers.
     
  8. Utilize os filtros de seu programa de e-mail favorito
    Assim como a dica 5., pode ser interessante também utilizar o filtro anti-SPAM de seu programa de e-mail favorito (Outlook, Thunderbird e etc.). Toda ajuda é válida na luta contra as mensagens indesejadas.
     
  9. Não use nomes óbvios em contas de e-mail
    Tente entrar na cabeça de um spammer, mesmo que vários deles utilizem listas prontas de e-mails, muitas vezes acabam também configurando nomes comuns em suas listas, como por exemplo: joao@seudominio.com.br, maria@seudominio.com.br, contato@seudominio.com.br, seunome@seudomnio.com.br e etc. Com isso, a chance é alta de eles conseguirem endereços válidos. Se possível, crie contas de e-mail com nomes que não sejam tão óbvios. Por exemplo, em vez de contato@seudominio.com.br criar facacontato@seudominio.com.br. É apenas um exemplo claro, fica a seu critério escolher o melhor nome..
     
  10. Habilite o serviço de autenticação DKIMDKIM é uma especificação do IETF que define um mecanismo para autenticação de e-mail baseado em criptografia de chaves públicas. Com ele ativado, todas as mensagens enviadas pela sua conta, passarão a ser assinadas digitalmente pelo nosso servidor, colocando no cabeçalho do e-mail as informações da chave gerada.
    Para ativar o serviço, acesse o cPanel de sua conta e clique no link “Authentication“. Finalmente, clique “Enable“.
     
  11. Habilite o serviço de autenticação SPFSPF é uma tecnologia que evita que outros domínios enviem emails não autorizados em nome de um domínio. Com ele habilitado, todas as mensagens enviadas pela sua conta, passarão a servidores da Zocka.com.br passam a assinar digitalmente todas as mensagens enviadas colocando no cabeçalho do e-mail as informações da chave gerada.
    Para ativar o serviço, acesse o cPanel de sua conta e clique no link “Authentication“. Finalmente, clique “Enable“.