Gerenciamento de Emails: Outlook ou Thunderbird, qual usar?

Gerenciamento de Emails: Outlook ou Thunderbird, qual usar?

E-mail é a forma mais popular de envio de mensagens usando uma conta de e-mail corporativo em vez de confiar em contas gratuitas de e-mails como do Google Gmail, Yahoo Mail, Outlook.com e etc.

As contas gratuitas de e-mail tem um limite muito baixo de envio de emails e alguns serviços de internet bloqueiam o cadastrado de usuários que usam contas de e-mail gratuita por razões de segurança.

Se você tem um negócio, mesmo que seja uma pequena empresa recomendamos que registre seu domínio e garanta sua marca na internet, o custo é muito baixo e você pode melhorar o relacionamento com seus clientes e fornecedores apresentando um e-mail corporativo (exemplo: contato@suaempresa.com.br).

Para gerenciar e-mails, nada melhor que um gerenciador de e-mails (conhecido como cliente de emails), talvez o mais popular por ser integrado ao windows há muitos anos atrás é o Outlook.

Microsoft Outlook é principalmente um cliente de e-mail que inclui um calendário, gerenciador de tarefas, gerenciador de contatos, anotações, um jornal…entre outras particularidades atribuídas pela Microsoft.

Pontos Positivos do Microsoft Outlook: Microsoft Exchange, Microsoft SharePoint, Suporta POP, IMAP, MSN (Provavelmente deve ter compatibilidade com o Skype), Hotmail, filtragem de tentativas de phishing e de spam sólido e eficaz, Pesquisa flexível, pastas virtuais, conversas e e-mail, agrupamento para ajudá-lo a organizar seus emails, integra mensagens de e-mail, listas de tarefas, programação e atualizações de redes sociais.

Pontos Negativos do Outlook: É confuso para configurar, de forma que muitos usuários comuns não conseguem fazer a configuração e precisam recorrer a ajuda técnica, não permite que você use rótulos, ou outras regras, carece de modelos de mensagens úteis e também não é livre para baixar, porque você tem que adquirir o Microsoft Office.

Como alternativa, é possível usar a versão gratuita do Outlook que acompanhava o windows até a versão XP, seu nome era Outlook express, tinha uma interface simples mas funcional. A partir do Windows 7, o Outlook express deixou de vir integrado, mas continuava sendo oferecido de forma gratuita com a instalação de um pacote de aplicativos do Live Messenger. Neste pacote de aplicativos o gerenciador de emails chama-se Windows Mail.

Chegamos a usar o Outlook em nosso escritório por muitos anos até perceber que ele apresentava problemas com alto volume de emails.
Foi então que começamos a pesquisar por um cliente de e-mail que tivesse recursos para atender nossa demanda de e-mails, foi onde descobrimos o Thunderbird.

Mozilla Thunderbird é um cliente de e-mail mantido pela Fundação Mozilla (baseado no Netscape Mail), ele é distribuído gratuitamente além de ser um Software Livre, com ele você pode gerenciar múltiplas contas de e-mail e suporta múltiplas identidades, é apreciado pelas características de pesquisa rápida, pastas de pesquisa salvas (“pastas virtuais”), filtragem avançada de mensagens, agrupamento de mensagens e rótulos para ajudar a gerenciar e encontrar mensagens rapidamente, suporta POP e IMAP e para nós o mais importante, suporta muitos emails (neste momento que estou publicando esse post tenho mais de 26 mil emails não lidos de um total de 222 mil emails).

Pontos Positivos do Thunderbird: Suporta POP, IMAP e SMTP, contém vasta coleção de temas e extensões disponíveis, muito mais flexível do que o MS Outlook, pode ser usado em diversos sistemas operacionais (Extinto Windows XP, 7, 8, , OSX e Linux), permite que você leia feeds RSS, pesquisa e rotulagem, ajuda você a se livrar do lixo eletrônico precisamente usando filtragem Avançada e também detecta fraudes, você pode usar tags, filtros de busca rápido e pastas inteligentes que ajudam a gerenciar mail. Pode ser integrado ao antivírus.
Mozilla Thunderbird é gratuito para download em qualquer sistema operacional.

Pontos Negativos do Thunderbird: Não mostra mensagens relacionadas, não exporta configurações de conta de forma nativa.

Conclusão
Fizemos essa troca de cliente de e-mail entre o ano de 2005 e 2006 e estamos contentes de ter feito essa opção, pois até hoje usamos esse ótimo cliente de e-mail, na ocasião optamos por ele justamente pensando no uso por um longo período, e até hoje atende nossa necessidade.
Principalmente porque o Thunderbird tem um sistema de criação de contas automática e essa configuração identifica todas as portas e protocolos de nossos servidores de Revenda de Hospedagem de Linux Cpanel e Hospedagem de Sites.
Inclusive um novo recurso incorporado recentemente ao cpanel para arquivar e-mails antigos também são identificados pelo Thunderbird.

É por esse motivo que recomendamos para nossos clientes corporativos desde os que utilizam nossos serviços de hospedagem de site linux, revenda de hospedagem cpanel até os que utilizam servidores dedicados com volume alto de e-mails a utilização do thunderbird, pois aqui em nosso escritório mesmo, fazemos uso dele de forma colaborativa ou seja, mais de um usuário usa uma determinada conta de e-mail e utiliza os filtros para organizar e-mails que já foram lidos/resolvidos.